Notícia Instituto Embelleze

Em 2011, houve crescimento de 137% em relação ao ano anterior. Somente no primeiro semestre deste ano, já foram abertas 4.454 empresas ligadas ao setor de cabeleireiros no município de São Paulo, segundo a Junta Comercial do Estado de São Paulo.

O setor de beleza não para de crescer no país. Em 2011, a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos movimentou R$ 30 bilhões, um crescimento de 12,8%, em relação aos números registrados no ano anterior, segundo dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Parte desse lucro deve-se à expansão dos salões de cabeleireiro na cidade.

De acordo com a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Pau - Io), em 2011 foram registrados 11,9 mil salões de cabeleireiros na capital, um aumento de 137% em relação a 2010, quando foram constituídas 5.015 empresas do segmento. Somente no primeiro semestre de 2012, já foram abertas 4.454 empresas ligadas ao setor de cabeleireiros no município de São Paulo. Dessas, 99,6% são micro e pequenas empresas.

"Abre-se muito salão na cidade, mas o número dos que fecham ainda é alto. As pessoas acham que é fácil manter um negócio desses, mas é preciso ter preparo", diz Marcos Tadeu Meciano, presidente do Sindibeleza (sindicato dos institutos de beleza de SP). Meciano, porém, é otimista e estima um crescimento de 8% no setor. "A renda aumentou e os hábitos mudaram. Hoje, a mulher se arruma mais, mesmo na periferia. Até os homens passaram a frequentar salões", diz.

Para tudo dar certo, no entanto, é preciso investir não só em equipamentos e em um bom ponto comercial, mas em cursos para aprender a administrar o negócio e na especialização dos profissionais. O mercado da beleza se modernizou e é preciso acompanhar as novidades, as tendências.

No primeiro trimestre deste ano, o Instituto Embelleze matriculou mais de 50 mil alunos no país nos cursos de cabeleireiro, manicure, depilação e maquiagem. A previsão é de que, até o final do ano, 200 mil profissionais consigam o diploma.

(11) 3049.0050 - SP

Seja um Franqueado