Notícia SMZTO Holding de Franquias


A principal característica do empresário José Carlos Semenzato, presidente do Grupo SMZTO, é a visão empreendedora. Nascido em Cafelândia, começou a trabalhar aos 13 anos vendendo coxinhas feitas por sua mãe. E, com o dinheiro dos salgados, ajudou a família a comprar um fusca 1978 usado.

Porém, suas primeiras iniciativas no mundo dos negócios começaram em 1991, quando deixou o emprego como programador e criou a rede de escolas de informática Microlins. Em três anos, chegou a ter 17 escolas. Hoje, Semenzato comanda a holding de franquias SMZTO, que engloba as marcas Casa do Sorvete Jundiá, L'Entrecôte de Paris, Yakisoba Factory, Donnas's, Mixirica, Instituto Embelleze, Belleza Pura, Protezione, Casa X, Odonto Company, Praquemarido e Multicanalidade.

O ponto de inflexão na trajetória do presidente do Grupo SMZTO foi em 1994, quando a política de juros altos quase inviabilizou seu negócio, encarecendo as prestações de leasing de mil computadores comprados para as unidades de sua escola. Entretanto, novamente a visão empreendedora de Semenzato lhe rendeu uma saída: a aposta no franchising.

Por acreditar que o negócio era viável, buscou investidores dispostos a assumir as escolas, repassando os pontos a empreendedores interessados, que lhe pagavam apenas royalties. Com essa estratégia conseguiu formar uma rede com 150 unidades em dois anos.

Após alcançar mais de 700 unidades da marca de cursos de informática e vendê-la a investidores em 2010, a aposta de José Carlos Semenzato passou a ser na diversificação dos negócios, mas mantendo a linha de expandir o negócio por meio de franquias. "Nossa visão vai ficando cada vez mais aguçada e assertiva, na medida em que nossa experiência cresce. Já são mais de vinte anos focado no franchising e isso faz toda a diferença na tomada de decisão e visão de futuro".

Tanto é assim que a mais recente aposta do empresário é a rede de buffets infantis Casa X, em sociedade com a apresentadora Xuxa. "O mundo dos negócios não é só dinheiro. Tem horas que dinheiro não paga, e o maior prêmio de um empresário é receber o reconhecimento do mercado". Já no lançamento, a Casa X teve 50 unidades vendidas, e contará com a experiência do Grupo SMZTO no mercado de franquias para crescer a marca para todo o Brasil.

Para ter sucesso nos negócios, ele aconselha que o empreendedor tenha persistência, transpiração, determinação e resiliência, para realizar seus sonhos. "Sempre digo que para ter sucesso, precisamos primeiro ter um bom negócio, principalmente que o serviço, o produto, e a marca sejam desejados pelo mercado. Depois vêm esses ingredientes necessários".

Ele afirma também que para o maior erro cometido por jovens empreendedores é investir pouco tempo em planejamento. "Devemos investir mais tempo nesta área para errar menos na execução".


Fonte: Matéria publicada na edição n° 5 da Revista The Message, Agosto/Outubro de 2014

(11) 3049.0050 - SP

Seja um Franqueado