Notícia OdontoCompany

Revista Exame PME - Edição 40 - Agosto/2011

Dr. Paulo Zahr relata como nasceu a Clínica OdontoCompany e os números que mostram o grande sucesso de sua marca.

Confira abaixo a matéria na integra. Se desejar, clique aqui para ver a imagem da revista.



CASAS BAHIA DO DENTE:

Em 1994, para aproveitar os descontos oferecidos por um fornecedor, o dentista Paulo Zahr, de 47 anos, comprou peças süficientes para montar mais de 1 000 aparelhos ortodônticos. Só havia um probleminha, "Eu não tinha essa quantidade de pacientes" diz Zahr. Ele mandou imprimir milhares de panfletos e os distribuiu em supermercados da periferia e em ruas de comércio barato de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, onde ficava o connsultório. No dia seguinte, apareceram interessados. "Eram pessoas bem simples. "Elas disseram que fariam o tratamento desde que pudessem pagar a prazo.

Começa a história da Odonto Company, rede atende 75.000 clientes em cinco quatro são franquia. Em 2010, a rede faturou 2,5 milhões de reais, o triplo em relação a 2009. Ao usar a mesma lógica da Casas Bahia que consegue vender até os produtos mais caro em prestações que cabemno bolso do consumidor de baixa renda - Zahr atraiu uma multidão que antes não podia pagar por um aparelho.

O parcelamento em si, claro, não é nenhuma novidade nos consultórios. O que Zahr fez foi um modelo de negócios baseado nisso. A quem precisa de tratamento, as cínicas oferecem pacotes com diversos procedimentos que variam caso a caso. O que não varia é a forma de pagar - sempre em parcelas que podem ser quitadas em prazos que superam 12 meses. Há pacotes, por exemplo, que superam 12 meses. Há pacotes, por exemplo, que dão direito a serviços como restaurações, branqueamento , e até cirurgias, pagos em 18 parcelas, de 19,90 reais por mês. Atenção ao detalhe: não é 19 e nem 20.

Para não comprometer o fluxo Zahr cercou-se de alguns cuidados. Um deles é limitar uma consulta a 1 hora para poder atender um grande número de pacientes por dia. Ele também negociou prazos de pagamento mais longos com os fornecedores. "Recebo e pago em 18 vezes": diz Zahr. O parcelamento de procedimentos caros, como implantes, é financiado em até 60 vezes pelo HSBC — os implantes, que proporcionam boas margens de lucro, já respondem por 45% do faturamento.

"As chances de uma empresa como a Odonto Company crescer são grandes", diz Herbert Gonçalves, sócio da Primeira Consulta, consultoria especializada em saúde. "A demanda reprimida por esses tratamentos é gigante." A assistente financeira Geiziane Muller de Mattos, de 24 anos, é um exemplo. "Perdi quatro dentes quando era criança, mas nunca tive dinheiro para consertar o estrago", diz ela. No ano passado, Geiziane colocou quatro próteses na Odonto Company. "São 350 reais que pago com orgulho todo mês", diz Geiziane.

(11) 3049.0050 - SP

Seja um Franqueado