Notícia OdontoCompany


Um dos problemas bucais mais desagradáveis é o mau hálito (halitose) e pode causar até problemas de convívio social. De acordo com o dentista Paulo Zahr, normalmente quem sofre de mau hálito não percebe e se alguém da família ou amigo não alertar sobre o problema, ele pode se estender por muito tempo, o que atrapalha as relações interpessoais.

"Muitas vezes as pessoas se afastam de quem possui mau hálito. E alguns pacientes que sabem da existência da halitose sentem muita vergonha e acabam se afastando do convívio social. Essa atitude pode ser muito prejudicial profissionalmente e nas relações afetivas", diz o especialista. Segundo o dentista, em casos mais graves o paciente pode desenvolver até mesmo depressão.

De acordo com a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), 30% dos brasileiros sofrem de mau halito. A halitose não é considerada uma doença, mas sim um sintoma alertando de que algo no organismo não está indo bem. O problema pode ter várias causas, 90% delas tem origens bucais. A causa mais frequente de mau hálito é a diminuição no fluxo salivar. A saliva ajuda a eliminar as bactérias no intervalo entre as higienizações, deixando a boca sempre limpa. "Quando a quantidade de saliva é escassa, a boca fica seca e as bactérias responsáveis pelo mau hálito aumentam". De acordo com Zahr, existem diversos motivos para a boca secar como estresse, respiração pela boca, baixo consumo de água, alguns medicamentos entre outros. Outras causas comuns para a halitose são as doenças de gengiva, cárie aberta e extensa, feridas cirúrgicas e abscessos.

É possível prevenir o mau cheiro e levar a vida sem se preocupar se está com mau hálito ou não. Para isso é necessário beber água com frequência, escovar bem os dentes, evitar alimentos com cheiros fortes como alho, cebola, e até mesmo brócolis e couve também podem provocar mau hálito. Ir ao dentista regularmente é essencial para manter a saúde bucal e evitar o problema. Vale ficar atento aos sinais de que você pode ter mal hálito: se você acha que aquele cheiro ruim está vindo da sua boca, peça a confirmação a alguém da família ou ao um amigo próximo.

Muitas vezes, quem tem o mau hálito não percebe e é necessário que terceiros apontem o problema.


Fonte: Site - Bahia Notícias.

(11) 3049.0050 - SP

Seja um Franqueado